Orientação Técnica 05/08/2025 – Robótica (PEI 9h)

No dia 05/08/2025, aconteceu em nossa URE Jaboticabal, a Orientação Técnica para professores de Robótica nas escolas estaduais PEI 9h, com o intuito de preparar os profissionais para o conteúdo do componente curricular nas aulas do 3º e 4º bimestre. Os professores tiveram uma vivência de produção de autômato de uma das aulas de robótica para o Ensino Médio conforme resumo a seguir.

Lembramos que a partir do site https://abre.ai/ot02 é possível a todos encontrarem os arquivos utilizados e outros materiais relevantes para a prática pedagógica.

 

Conteúdo Programático

1. Objetivos da Formação

  • Compreender a importância da organização pedagógica nas aulas.

  • Refletir sobre os momentos da aula e como potencializar o aprendizado.

  • Discutir o papel do professor na mediação de atividades práticas e teóricas.

  • Apresentar estratégias para adaptar aulas, tornando-as interativas e significativas.

2. Conteúdo Técnico – Autômatos e Cames

  • Conceito de cames e sua função na transformação de movimento circular em linear.

  • Cuidados na construção: tamanho adequado, eixo firme, formato do seguidor, direção da rotação.

  • Uso de eixos com manivelas e motores DC, com ajuste de rotação via programação.

  • Materiais recomendados: papelão ondulado grosso, clips, palitos, tubos de caneta, tampinhas, etc.

  • Prototipagem: cortes e montagem de peças, reforço estrutural, alinhamento e estabilização do eixo.

3. Montagem e Programação

  • Passos detalhados para corte, colagem e encaixe das peças.

  • Técnicas para criar encaixes removíveis para motores.

  • Montagem do personagem percussionista e ajuste para melhor sonoridade.

  • Programação no Microsoft MakeCode integrando motor DC e LEDs.

4. Estratégias Didáticas

  • Tipos de aula e expectativas: professor como mediador, estímulo à curiosidade.

  • Fluxo de aula: contextualização, objetivos claros, prática e reflexão.

  • Importância de registros e de alinhar o conteúdo às necessidades dos alunos.

  • Uso da aprendizagem espiral para reutilizar e expandir conhecimentos.

5. Estudos de Caso

  • Adaptação de aulas em situações com limitações técnicas ou heterogeneidade de conhecimento.

  • Propostas para manter engajamento em turmas com diferentes níveis de familiaridade com programação.

6. Como Realizar a Avaliação

  • Uso da Rúbrica de Avaliação de Robótica para avaliar a parte prática.

  • Simulação de avaliação com base em critérios definidos.

7. Ferramentas Digitais Sugeridas

  • Colaboração e interação: Padlet, Mentimeter, Genially, Canva, Kahoot, Plickers.

  • Prototipagem e simulação: Tinkercad, PhET.

  • Organização e registro: Google Planilhas, PowerPoint, FigJam.