Orientação Técnica dos Polos Jaboticabal e Bebedouro aborda o tema: Diretrizes da Política de Educação Especial e Acessibilização Curricular

Duas importantes Orientações Técnicas foram promovidas na última semana pela Unidade Regional de Ensino de Jaboticabal – URE, cujo tema foi “Educação Especial e Inclusiva: diretrizes da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo e Acessibilização Curricular”, direcionada aos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), das UEs da nossa região.

 

No dia 13/11, a reunião aconteceu no Polo Jaboticabal, no salão da URE, organizada pela equipe de Supervisão de Ensino, Mardoqueu Gonçalves Junior e de Especialistas em Currículo, PEC Márcia Pires (ambos da Educação Especial), com apoio da Coordenadora Especialista em Currículo, Sueli Amaral Ramos e presenças das professoras AEE de Jaboticabal, Guariba, Pradópolis, Guatapará, Taiúva, Taiaçu e Monte Alto. No dia 14/11, a reunião aconteceu no Polo Bebedouro (CEEJA Professor Hernani Nobre), juntamente com as professoras AEE de Bebedouro, Taquaral e Monte Azul Paulista.

 

A pauta das reuniões abordou alguns assuntos como: 1) Estratégias Pedagógicas e Inclusivas para estudantes com transtorno do Processamento Sensorial (TPS); 2) A Escola que enxerga a diferença: Olhar pedagógico para a inclusão; Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Acessibilidade Curricular; 4) Linguagens Simples.

 

Durante as Orientações Técnicas, o supervisor Junior e a PEC Márcia orientaram as professoras AEE sobre as situações de inclusão de todos os estudantes, destacando a importância de se ‘ter um olhar e cuidado a detalhes mínimos em determinados estímulos desses alunos elegíveis da Educação Especial, que podem contribuir para o progresso dos mesmos nas aprendizagens, em sala de aula’.

 

Houve interação das professoras, com depoimentos das práticas pedagógicas que utilizam no dia a dia, com seus alunos, e de como agir diante de várias reações que se deparam, as quais podem fazer a diferença na vida do estudante, destacando também a importância da participação da família.

 

Para finalizar, Junior e Márcia instruíram as professoras dos dois Polos a ‘não só conhecer o seu aluno, mas, durante essa percepção, de olhar, passar e ver o que está acontecendo com ele, investigar e entender o que o levou àquela situação, de modo a aplicar estratégias para mudar os tipos de comportamentos identificados’.

 

Junior aproveitou para esclarecer dúvidas relacionadas à Resolução 129 e frisou que ‘todos os profissionais da Educação conheçam o Plano de Política Pública da Educação Especial que tem como objetivo, a equidade e a qualidade da Educação, com a conclusão de todas as etapas da Educação Básica para todos os estudantes’.